09/03/2021 às 20:18 Para Fotógrafos

As Vantagens do Arquivo DNG

169
2min de leitura

O arquivo DNG foi criado pela Adobe, pois, atualmente cada fabricante de câmera possui o seu formato proprietário, ou seja, diversas variações do arquivo RAW. A Adobe se preocupou com a possibilidade de que algum deles possa abandonar ou alterar algum formato antigo por um novo, impossibilitando assim a leitura do arquivo. Como o DNG é um formato aberto, qualquer um pode escrever na especificação, garantindo assim que seu arquivo possa ser aberto no futuro. Além disso, o DNG traz consigo outras vantagens, que veremos abaixo:

Vantagem 1: Arquivos DNG são menores – Os arquivos RAW da sua câmera, seja lá qual for, normalmente tem um tamanho bem grande, consumindo muito espaço no seus discos rígidos e backups, porém, quando você converte um arquivo para DNG, ele fica cerca de 20% menor.

Vantagem 2: Arquivos DNG não precisam de um sidecar separado – Quando você edita um arquivo RAW, os metadados são armazenados em um arquivo sidecar chamado XMP. Se você desejar compartilhar o RAW editado, incluindo os metadados e alterações aplicadas dentro no Lightroom, você vai precisar enviar também o XMP. Já com o DNG você pode incorporar essas informações pressionando Ctrl+S (Command+S); lembre-se somente de utilizar esse atalho sempre que necessário.

Dica extra: Você pode realizar a conversão para DNG já na importação das imagens ou posteriormente. Para converter na importação utilize a função “Copiar como DNG” na tela de Importação. Para converter posteriormente, você pode selecionar todos os arquivos desejados, acessar o menu “Biblioteca > Converter Fotos em DNG”.

Configurando suas Preferencias de DNG:

Pressione Ctrl+, (Command+,) para abrir a caixa de Preferencias do Lightroom e então clique na aba Manipulação de arquivos, mostrado na tela abaixo. Na seção de Criação de DNG na importação, você pode ver as configurações que utilizo para incorporar o arquivo DNG. Não deixe marcado a opção de incorporar o arquivo RAW, pois, vai anular a primeira vantagem, relacionada ao tamanho do arquivo.

Acesso ao Curso de Edição e Fluxo de Trabalho no Lightroom: aqui

09 Mar 2021

As Vantagens do Arquivo DNG

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Adobe DNG Lightroom RAW

Quem viu também curtiu

04 de Dez de 2020

Armazene seus Catálogos do Lightroom no disco SSD!

03 de Dez de 2020

Antes de Começar - Aonde armazenar seus arquivos.

16 de Mar de 2021

Utilizando Coleções Inteligentes para Automatizar

Se identificou com meu trabalho? Fale diretamente comigo pelo Whatsapp!
Logo do Whatsapp