Imagem capa - Meditação e Vida Profissional por Matheus Salvador
Artigos

Meditação e Vida Profissional

Stress, pressão, ansiedade e falta de foco! Problemas comuns nos dias de hoje, não? Nossa mente está sempre sobrecarregada, dispersa com os diversos pensamentos que assombram o nosso dia, boa parte do dia e até mesmo quando estamos dormindo. 


Mas o que a meditação tem a ver com isso? Não é de hoje que estudos comprovam os benefícios da meditação, em diversos formatos e nomenclaturas (mindfulness, contemplação, etc.) – Existem diversas técnicas, algumas envolvem religiosidade, outras não – Mas uma coisa é certo a meditação pode te ajudar consideravelmente na realização de atividades que exigem foco, concentração e pensamento construtivo, inclusive na redução de ansiedade – o mau do século. 

 

A meditação muitas vezes interpretada de forma incorreta, é vista como uma prática difícil, mas na verdade ela é acessível a todos e consiste em limpar um pouco a mente, desapegar de pensamentos e focar no momento presente. No começo pode parecer impossível, mas com prática e dedicação você vai ver que é possível. 

 

O intuito deste texto não é esgotar o assunto, até porque isso é impossível, existem milhares de estudos e de práticas diferentes, seria utopia tentar explicar a fundo tudo que abrange este assunto. Mas quero compartilhar aqui alguns benefícios práticos que podem ajudar no teu cotidiano (pessoal e profissional), com uma prática diária de 5 minutinhos. Afinal, quem não tem cinco minutos para investir em si? 

 

Aprofunda seu autoconhecimento – Controla Stress e Ansiedade – Desenvolvimento da Inteligência Emocional – Aumenta a Capacidade de Concentração – Reduz Doenças do Cérebro  - Estimula a Criatividade – Melhora os Relacionamentos Pessoais e Interpessoais – Gera Compaixão. 

 

Não parece válido tentar? Vou te passar algumas dicas de como você pode começar a praticar essa atividade: 

O primeiro passo é tentar criar consciência do momento presente, criar mais clareza na sua mente e deixar os pensamentos fluírem, não se agarrar a pensamentos ruins e nem aos bons – Apenas observar. Sinta suas emoções e o que elas estão gerando dentro de você. Você pode realizar a prática sentado, deitado ou caminhando, a dica é: apenas foque na sua respiração e observe o mundo ao seu redor e principalmente no seu interior. Se perdeu? Volte o foco na respiração. Pratique por 5 minutos ao acordar e sinta os benefícios!