Imagem capa - Utilize Catálogos Separados para Acelerar o Lightroom por Matheus Salvador
LightroomPara Fotógrafos

Utilize Catálogos Separados para Acelerar o Lightroom

Embora talvez você prefira centralizar todas as suas imagens em um único catálogo, o que facilitaria de certa forma a sua organização (e isso varia muito conforme a sua necessidade e modelo de fluxo de trabalho), é interessante que você avalie a possibilidade de utilizar um catálogo diferente para cada trabalho ou projeto.


Por exemplo, se você for um fotógrafo de casamentos (ou eventos sociais) que normalmente geram uma quantidade expressiva de arquivos, faz total sentido que você utilize um catálogo para cada trabalho.


Trabalhando desta forma eu enxergo alguns benefícios como por exemplo a performance que você terá em cada catálogo, considerando o fato que você irá trabalhar com uma quantidade de arquivos bem menor do que se você armazenar tudo em um único catálogo, onde não é incomum encontrar cerca de 30 ou 40 arquivos, imagine o software processando todas essas informações sempre que você for utilizá-lo.


Outra grande vantagem que eu vejo neste método, é que você pode utilizar as coleções inteligentes de forma muito mais assertiva e sempre que encerrar um trabalho, você pode exportar o seu catálogo e armazenar junto com os seus arquivos finalizados, podendo assim, também fazer um backup do catálogo juntamente com o restante do material, caso algum dia você precise voltar e fazer alguma alteração, fica bem mais fácil de encontrar essas informações, não acha?


Portanto, vale analisar qual o seu formato de trabalho, se você fotografa em grande volume, aconselho fortemente que utilize este modelo de configuração.