Imagem capa -

"Fotos de boa qualidade."

Da Série: “As Principais Preocupações dos Clientes”


INTRO: No final de 2019 realizei uma Pesquisa de Satisfação com todos os clientes que fotografados durante o ano e uma das perguntas era: “Quando você decidiu contratar um Fotógrafo, qual era a sua maior preocupação ou anseio? (Seja para um evento ou ensaio).” – Recebi diversas respostas e compilei algumas delas (algumas se repetiram ou bem similares) em uma série de artigos para compartilhar aqui com vocês. A ideia é justamente ajudar quem algum dia poderá precisar contratar um profissional de fotografia. Vamos lá?


“Minha maior preocupação é que as fotos fossem de boa qualidade.”


Bom, eu acredito que essa deva ser uma preocupação geral para qualquer tipo de serviço/produto, ao menos deveria ser – Sempre que vou contratar ou comprar algo de valor (valor é diferente de preço) para mim, procuro fazer uma avaliação bem simples com um conjunto de parâmetros:  Procedência (Geralmente indicação de alguma pessoa de confiança ou avaliações), Atendimento (Seja online ou presencial), Preço justo (que não fuja muito do meu orçamento para aquele item) - Resumidamente é isso que avalio, e se tratando de Fotografia não deve ser diferente.


Mas o que faz uma fotografia ser de boa qualidade?


Precisa ter uma boa estética (que exige muito estudo, bastante prática, domino de luz, de técnica, de composição, uma boa edição e equipamentos de boa qualidade);


Precisa ser entregue (Não é ironia, conheço muita gente que não recebeu suas fotos ou então não gostou do resultado);


O cliente precisa ter uma boa experiência do início ao fim, com um bom atendimento desde o primeiro contato, que se sinta confortável e seguro na hora do evento/ensaio e ter uma boa surpresa no final.


E por fim, precisa ser um valor justo - Todo esse processo citado anteriormente tem um custo para o profissional, seja em equipamentos, estudos e material de entrega, por isso cada profissional trabalha com um valor diferente, e isso é muito bom, pois tem opção para todos os gostos – O cliente só precisa se identificar com o profissional certo.


Faz sentido para você? Deixe um comentário!