Imagem capa - Carnaval, Impermanência e Birras por Matheus Salvador
Sobre Paternidade

Carnaval, Impermanência e Birras

Sobre Paternidade - Carnaval, Impermanência e Birra.


Terça de Carnaval - Cidade deserta, quase nada aberto, trânsito tranquilo, dava pra sentir o vazio no ar – Para mim, um dia perfeito para produzir, para trabalhar focado, era esse meu plano. Deixei a Manu na escolinha de manha cedo e fui para o escritório, lá pelo meio da manhã recebi a notícia que a escola iria fechar, pois, quase ninguém tinha ido hoje, precisaria então buscar a pequena de tarde – A Impermanência batendo na porta!


Em outros tempos talvez ficasse um pouco chateado ou irritado com isso, mas hoje não. Aceitei de forma tranquila e de bom humor – Vi a situação com outros olhos, como uma oportunidade de passar uma tarde com a Manu, aproveitar a situação e apenas curtir o dia com ela – o trabalho pode esperar - Foi o que fizemos, passamos a tarde brincando, fazendo lanche e passeando na rua, antes da chuva chegar. No final da tarde, descansamos no sofá e ela dormiu no meu colo, lá fora, só o barulho da chuva.

.

Em alguns momentos é bem difícil passar bastante tempo com uma criança, elas exigem atenção todo minuto, sugam a tua energia e reclamam basicamente de tudo que não seja do agrado delas. Parte do tempo se resume em cuidar para que não façam nada que venham a se machucar ou quebrar algo e a choros por querem justamente fazer isso. Muitas pessoas tratam isso como birra – Fácil falar de fora, mas tenho tentado cada dia mais observar e entender esses comportamentos da minha filha – Estar disponível emocionalmente para ela e entender que talvez essas “birras” sejam apenas emoções desconhecidas de um ser que ainda está aprendendo como lidar com determinadas situações. Nem sempre é fácil, quase nunca, é preciso exercer um autocontrole imenso, treinar paciência e amor incondicional.

.

Mas acredito ser esse o caminho para quebrar padrões de comportamentos que estão enraizados na nossa sociedade – E por consequência deixar pessoas melhores nesse mundo.