Imagem capa - O Que eu Considero Essencial para uma boa Fotografia de Família?! por Matheus Salvador
Artigos

O Que eu Considero Essencial para uma boa Fotografia de Família?!

Sempre que vou fazer um ensaio de família, seja um acompanhamento, um documental, ou até mesmo um Lifestyle na casa do cliente, procuro ter em mente alguns aspectos que considero muito importante para criar fotografias novas, mas que tenham relação com aquelas pessoas.


1- As coisas acontecem quando menos esperamos, é preciso estar sempre preparado. Não existe foto sem câmera, por isso, ela deve ser uma extensão do meu braço. Preciso dominar a técnica e estar sempre pronto para clicar algum momento relevante. Geralmente são essas fotos que tem mais valor no final do ensaio. Preciso estar presente de coração e mente.


2- Estamos acostumados a ver o mundo sempre da mesma perspectiva, na altura dos nossos olhos. É fundamental procurar um ponto de vista diferente do tradicional. Isso agrega força a fotografia. Se tratando de crianças, fotografar na altura dos olhos delas é sempre um ótimo ângulo. Consigo enxergar o mundo da mesma forma que elas enxergam. Por isso, não meço esforços para me abaixar, levantar, deitar se for preciso.


3- O Movimento é a representação da criança! Ele incorpora vida e dinamismo a fotografia - Além de ser um ótimo exercício de persistência e paciência - Quando funciona, as fotos ganham vida!


4- Usar apenas a luz disponível é um exercício de olhar aguçado - Nesse tipo de ensaio evito usar luz auxiliar, gosto de retratar a cena como ela é - dessa forma eu não interfiro em nada na dinâmica do ensaio. Aprender a enxergar e compor com luz exige muita dedicação, mas pode gerar resultados fantásticos.


5- Limpar o Caos – Retirar elementos que “poluem” a fotografia e Focar no que realmente importa. Eu sou responsável por cada elemento que está dentro do quadro, por isso gosto de simplificar e dar atenção ao que quero mostrar. Muitas vezes esconder o óbvio - cortar algumas partes que ficam subentendidas do que se tratam - Isso gera curiosidade.


6- Relações – O mais importante de todos – Eu valorizo demais essas conexões entre a Família - Estes registros irão ter muito significado no futuro dessas crianças. São momentos que talvez os filhos não se lembrem que viveram, mas que poderão recordar futuramente – O legado deles.