11/04/2023 às 15:15 Fotografia

Fotografia na Gestação – Como registrar esse momento tão importante?

245
3min de leitura

Este artigo é fruto de material de pesquisa com uma pitada de personalidade. De maneira muito sútil, descrevo meus gostos e minhas sacadas para os Ensaios de Gestante, que curto muito fazer e é umas das nossas especialidades!

Você sabia que o ensaio de gestante tem se tornado algo indispensável para as mamães?

Registrar esse momento é muito importante, é uma fase linda, cheia de expectativas e preparativos que não pode passar em branco. Pensando nisso, escrevi esse artigo para ajudar as futuras mamães de plantão na hora de decidir como fazer seu ensaio.

A principal dúvida que existe é “Qual a melhor época para fazer as fotos?”

A escolha do período correto é fundamental para este tipo de ensaio. Geralmente até o quinto mês de gestação ainda é cedo demais, pois, a barriga ainda não está grande o suficiente. Então, sempre recomendo agendar o ensaio entre as 27 e 33 semanas. Neste período a barriga já está no tamanho ideal e a gestante ainda não está tão cansada para realizar o ensaio. Passando esse período o desgaste se torna maior. O ensaio normalmente exige um pouco de energia e esforço, ainda mais em locações com bastante natureza.

Qual “Estilo de Ensaio” vou escolher ?

Existem diversos estilos a serem explorados nesse segmento. Vou citar alguns deles:

A grande pedida aqui são os Ensaios Externos, em locações abertas, que tenham contato com natureza, parques, campo, praias ou até mesmo pontos da cidade, para quem curte uma “pegada” mais urbana. Para esse tipo de ensaio, eu gosto muito de pedir aos meus clientes a pensarem em algum lugar que tenha uma relação com a vida deles. Para mim o ensaio tem que contar uma história, e o local das fotos precisa ter uma relação com a vida da gestante, a escolha não pode ser apenas por ser um local bonito.

Outra boa opção é o ensaio Lifestyle, que tem ganhado muito espaço no mercado. Este ensaio normalmente é feito na casa do cliente e tem como principal objetivo mostrar o estilo de vida da família. O Lifestyle permite expandir o ensaio para a casa de campo, e até mesmo para aquele local que o casal adora frequentar. Este ensaio tende a seguir um estilo mais discreto e intimista, eu adoro esse tipo de ensaio, pois, quando somos convidados a entrar na rotina da família, rola uma química muito bacana e rendem fotos maravilhosas.

Existem também os ensaios no estúdio, que parecem estar perdendo um pouco o espaço, porém, ensaios em estúdio costumam ter fotografias mais clássicas, com iluminação bem controlada e claro, sem preocupação com o fator clima.

Por fim, um estilo que gosto muito, são os ensaios no estilo boudoir, que levam um toque apimentado, se trata de um ensaio bem intimista, com toques de sensualidade. A vontade de se sentir bonita nesta etapa da vida e valorizar as curvas novas do corpo são os principais motivos que levam as mulheres a optar por este estilo.

Cuidados com a futura mamãe!

Parece um tanto óbvio este item, mas sim, eu preso muito pelo cuidado, e isso é premissa para um bom atendimento. A gestante exige um cuidado maior do que fotografar casais, por exemplo, sabemos das dificuldades neste período, bem como certas limitações. Os ensaios muitas vezes são demorados e cansativos, sempre é bom carregar uma aguinha junto, roupas e calçados leves e confortáveis. Descansar na noite anterior e antes do ensaio também ajuda bastante.

Outra prática que costumo aplicar é sempre fazer algumas pausas durante o ensaio, desta forma a mamãe pode descansar um pouco e podemos conversar também, aproximando assim a relação e criando mais conexões.

Incluir a Família ou não?

SIM!! Sempre! Como fotógrafo de família não poderia deixar de comentar sobre isso, muitas vezes me questionam se o pai vai participar, se pode levar cachorro, outro filho... Este momento é muito importante para todos da família, e na minha opinião sim, devem participar sempre. Meu método sempre inclui algumas fotos só da gestante e também alguns retratos. Mas aqui entre nós, como é linda uma fotografia de toda família reunida num momento tão especial. Vale um quadro na parede, não ?

E aí, gostou das dicas? Então deixe seu comentário abaixo!


11 Abr 2023

Fotografia na Gestação – Como registrar esse momento tão importante?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Ensaio Gestante Fotografia Gestante Fotografia na Gestação Gestantes

Quem viu também curtiu

11 de Abr de 2023

Devo fazer um Ensaio antes da minha Festa de Formatura ?

11 de Abr de 2023

Que momentos você quer guardar da sua Formatura ??

11 de Abr de 2023

O Que eu Considero Essencial para uma boa Fotografia de Família?!

Se identificou com meu trabalho? Fale diretamente comigo pelo Whatsapp!
Logo do Whatsapp