14/01/2021 às 20:41 Para Empreendedores

Posicionamento - Você sabe o que é?

328
2min de leitura

Posicionamento? Porque está se falando tanto nesse assunto?

De fato essa palavra tem se usado cada vez mais nas redes sociais, e pensando em esclarecer um pouco para vocês sobre o assunto, resolvi trazer este post. Não tenho pretensão aqui de esgotar o assunto, até porque não sou especialista em marketing e talvez outras pessoas possam esmiuçar este assunto em termos bem mais técnicos do que eu, meu objetivo é apenas esclarecer um pouco, dar um norte, pois, considero extremamente importante conhecer um pouquinho sobre o Posicionamento.

Posicionamento de mercado é um conceito de marketing que se refere à posição que uma marca ocupa na mente do consumidor. Do ponto de vista estratégico, posicionar sua empresa no mercado significa se diferenciar da concorrência e alcançar a liderança, conquistando um lugar de destaque entre os consumidores. Como vimos no Post, o Posicionamento acontece sempre na mente do consumidor, ou seja, pouco importa o que você pensa sobre a sua marca, ou seu negócio, mas sim como o cliente te enxerga.

Mas e como você pode definir isso? Ou melhor, como você pode trabalhar estrategicamente para melhorar seu posicionamento? Se este for o seu desejo.

Existem algumas ações que podem te ajudar a tomar um rumo nessa questão:

1-  Com base no seu preço: O seu preço pode definir seu posicionamento dentro de um nicho de mercado, mas preço por preço não diz muita coisa, é fundamental que seja feito um grande trabalho para agregar valor a sua marca. Isso pode demorar anos para ser conquistado. Um belo exemplo: Bolsas da Victor Hugo. Qual a explicação lógica para se pagar 5k em uma bolsa? Estude marcas como essa.

2- Com base em Diferenciação competitiva ou agregar valor a marca: trabalhar naquilo que as marcas têm de melhor para que sejam diferenciadas da concorrência - Encontre algum diferencial competitivo e "venda" isso para o seu público. A menos que seu produto ou serviço não seja uma Brastemp! Sacou? Um posicionamento que está na boca do povo, demonstra superioridade e confiança.

3- Monopolização de mercado: Esse é um pouco difícil de ser alcançado, a menos que você crie algo que ainda não exista e domine o mercado com isso. Se você conseguir criar um posicionamento com monopolização, é bem provável que nem precise se preocupar com isso depois.

4- Com base no benefício oferecido: Este talvez seja o meu "queridinho" - Foco nos resultados que os clientes terão quando usarem determinado produto ou serviço que você oferece. Just do It! Quando você compra um Nike, você não compra um tênis, você compra saúde, esporte, enfim, veja o Instagram da Nike!

Espero que este Post tenha feito algum sentido, se gostou deixe um comentário!

14 Jan 2021

Posicionamento - Você sabe o que é?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

empreendedorismo Marketing Posicionamento

Quem viu também curtiu

17 de Mar de 2023

O Poder da Imagem Pessoal

17 de Mar de 2023

Estudo de pesquisa analisa “a foto de perfil perfeita”

17 de Mar de 2023

5 dicas que vão te ajudar a usar o LinkedIn em todo o seu potencial

Se identificou com meu trabalho? Fale diretamente comigo pelo Whatsapp!
Logo do Whatsapp